Enquanto houver uma Luz no fim do túnel. haverá, sempre uma pequena fagulha de esperança ...
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Papa Francisco nomeia dom Moacir
O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira (24) o bispo de São José dos Campos, Dom Moacir Silva, de 59 anos, como arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto (SP). Com o anúncio, Dom Moacir deixa o cargo de bispo da diocese de São José dos Campos que ocupa há sete anos - desde outubro de 2004.
Dom Moacir deve assumir o novo cargo até o dia 24 de junho e será o líder da Igreja Católica na arquidiocese de Ribeirão Preto que engloba cerca de 20 municípios e mais de um milhão de moradores. A arquidiocese de Ribeirão Preto estava sem bispo há dez meses, desde a morte de Dom Joviano de Lima Júnior, em junho de 2012.
“Essa decisão significa que ele fez um bom trabalho e que tem capacidade para assumir um desafio maior. Para ele, mudar de região não é um problema porque o importante é a fidelidade com os serviços de Deus”, disse ao G1 o padre Edinei Evaldo Batista, o coordenador da Diocese de São José dos Campos.
Segundo ele, o bispo Dom Moacir terá em Ribeirão Preto o mesmo papel que o arcebispo Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, exerce no Vale do Paraíba. Edinei informou que a nomeação foi publicada ao meio-dia em Roma, às 7h no Brasil. Os motivos da nomeação não foram informados.
Até ocupar o novo cargo, Dom Moacir será considerado administrador diocesano de São José dos Campos. Após a cerimônia de posse, um colegiado de padres vai escolher o futuro administrador diocesano. O futuro e novo bispo de São José dos Campos será nomeado pelo Papa Francisco, mas não existe previsão de quando a nomeação será anunciada.
O colegiado que irá escolher o futuro administrador diocesano de São José é formado por seis padres – padre Edinei Evaldo Batista, o coordenador da Diocese de São José, padre Djalma Lopes, de Monteiro Lobato, padre José Cândido, da Diocese de São José, padre José Roberto, da Paróquia Santo Agostinho (Urbanova) e padre Márcio Roberto, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro (do Jardim Colonial).
Assinar:
Postagens (Atom)